redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 29 de janeiro de 2024.

Aero Rancho

Equipes da Sesau recolheram materiais inservíveis em terrenos baldios, acabando com focos da dengue

Por Gilson Giordano em 14/09/2019 às 07:01

Ainda sem conscientização por parte dos moradores, equipes da Sesau retiraram do local, os mais variados tipos de lixos descartados a céu aberto (Foto: Divulgação)

Mesmo com a queda significativa nos casos de registro da dengue na Capital de MS, as ações de limpeza em terrenos baldios continuam, pois as mesmas são necessárias e devem ser constantes para evitar futuras epidemias.

Nesta sexta-feira (13), foi a vez do bairro Aero Rancho receber equipes de agentes do serviço de Manejo Ambiental da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) de Campo Grande e trabalhadores do Programa de Inclusão Profissional (Proinc), se mobilizaram no período da manhã onde, além de realizarem vistorias e recolheram também materiais inservíveis em terrenos baldios em várias localidades do bairro,  onde residem mais de 50 mil pessoas sendo o maior da Capital e esta localizado na região do Anhanduizinho.

Os servidores se dividiram em equipes atuando no recolhimento de pneus, televisores, móveis, materiais de construção,  entre outros materiais descartados irregularmente nestes locais, tornando o ambiente propício para a proliferação da fauna sinatrópica, em especial do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – além proporcionar potencial risco sanitário à coletividade.

No local, mais uma vez a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo, alertou a conscientização da população de forma geral, no sentido que cada um faça a sua parte e evite o descarte de lixos, tais como os que foram recolhidos pelas equipes. Na ocasião, mesmo no período de estiagem, a Superintendente de Vigilância, anunciou que ações como esta são necessárias e devem ser constantes para evitar futuras epidemias.

 “Estamos em um momento de estiagem onde existe uma diminuição natural da proliferação do Aedes aegypti, por isso a necessidade de intensificar nossas ações. Importante também que as pessoas tenham consciência de que esse é o momento que cada um precisa fazer sua parte. Cuidando do nosso ambiente, não deixando lixo acumulado,  certamente iremos nos manter livres de doenças”, destaca.

Redução                                                                                               

Nos meses de maio, junho, julho e agosto, os casos de dengue tiveram uma redução percentual acumulada de mais de 200% em Campo Grande, conforme análise do boletim epidemiológico divulgado quarta-feira (11) pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da Sesau.

Em maio, foram registrados 6.932 casos notificados de dengue, enquanto que em junho foram 2.262 notificações, o que representa uma redução  de 67%. Nos meses seguintes, julho e agosto, as notificações caíram para 585 e 156, portanto houve uma  redução de  74% e 73%, respectivamente, considerando mês a mês o que, no acumulado, ultrapassa 200%.

Cidade Limpa

O próximo bairro a receber a ação das equipes da de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em mais uma edição do projeto Cidade Limpa, será o bairro Lajeado, localizado também na região do Anhanduizinho e que é formado por seis parcelamentos: Loteamentos Municipais Dom Antônio Barbosa e Parque do Sol, Parques do Lageado e dos Sabiás, Jardim Colorado e Residencial José Teruel Filho.  A ação está prevista para ser realizada no dia 30 de setembro, em mais uma parceria entre a Sesau e as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Obras e Planurb que visa fazer o recolhimento de materiais inservíveis de grande volume, não passíveis de descarte na coleta seletiva.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões